Como Economizar Dinheiro

por | 6 de abril de 2018

Como Economizar Dinheiro

Como economizar dinheiro

Confira algumas dicas para quem deseja economizar

Você pode ter até tentado economizar dinheiro, mas quando chega no final do mês parece que os gastos são maiores do que os que haviam sido previstos? Economia pode ser complicada quando se tenta começar do zero, sem ter controle financeiro.

Organize-se e controle os gastos

Em primeiro lugar você deverá se organizar. Temos algumas dicas importantes para organizar sua vida financeira:

  • Registre todos os seus gastos.
  • Há planilhas que podem ser encontradas online, aplicativos para smartphones de controle financeiro, etc. Busque o auxílio da tecnologia no controle dos gastos.
  • Guarde as notinhas do cartão de débito/crédito sempre que usar para anotar na planilha.
  • Procure um espaço reservado da sua planilha de controle de gastos para os gastos que são fixos. Por exemplo: aluguel, financiamentos, contas de luz, Internet, etc.
  • Anote qualquer gasto emergencial na planilha de organização.
  • Se você teve gastos desnecessários por impulso verifique as situações em que isso ocorreu.

Procure se organizar de forma a obter um controle de gastos desnecessários. Bem como das compras eventuais, organize-se de forma que tenha sempre uma forma de poupar. Caso esteja gastando mais do que ganha, será necessário fazer uma reprogramação de gastos. Se necessário, eleja prioridades de acordo com as suas possibilidades. Antes de tudo, ache uma forma de colocar no papel os gastos. Uma planilha de controle, um aplicativo, etc. Isso será importante para que você não se esqueça do quanto gastou.

Muitas pessoas ao comprarem com cartão de crédito e débito acabam se esquecendo de coisas que compraram. Assim, no final do mês quando a conta chega, acabam se assustando. Lembram-se de que compraram isso ou aquilo, mas não fizeram o controle dessas compras. Portanto, ter um controle que garanta materialidade para o quanto você gastou é fundamental. Isso ajudará muito na hora em que percebemos que a memória pode falhar. Principalmente quando nos damos conta de gastos feitos por impulso, com roupas e artigos pequenos. Ou seja, com objetos que não sejam essenciais naquele momento.

Repense os seus hábitos

Se há uma parte difícil para quem deseja poupar dinheiro e não sabe por onde começar é a questão dos hábitos. Muitas pessoas que não conseguem controlar gastos se dão conta de que estão com hábitos que impedem a economia. Por exemplo, gastos com idas a restaurantes, hábitos de comprar em locais que têm preços mais altos em mercadorias. Até mesmo a compra de mercadorias mais baratas com qualidade inferior podem fazer que você tenha mais gastos ao ter que comprar o mesmo produto novamente.

Portanto, faça uma lista de hábitos de consumo para ter uma visão mais exata dos itens que estão fazendo seu dinheiro escoar. A seguir há algumas dicas sobre itens que podem gerar gastos desnecessários:

  • Verifique as suas contas de luz e os seus gastos com energia elétrica. A economia de energia elétrica pode ser de grande importância e muitas vezes não nos damos conta. Deixamos TVs, luzes ligadas desnecessariamente, ar-condicionado, etc.
  • Cartão de crédito e cheque especial. As taxas mensais são altas para quem sempre cai no cheque especial ou paga juros do cartão de crédito. Dê preferência para pagar as contas em dinheiro. Isso ajudará muito no controle de gastos e na economia.
  • Você é aquele tipo de pessoa que gasta muito com lazer? Então repense os lugares que frequenta, se são muito caros ou se você anda gastando demais se divertindo. Tente praticar atividades de lazer mais baratas ou gratuitas.
  • Você tem mania de comprar muitas roupas ou de grifes mais caras? Tente gastar menos com roupas ou acessórios, procure itens de qualidade que possam ser usados por mais tempo ou em mais combinações.

Pense em uma fonte de renda extra

Essa dica pode ser uma das mais importantes, não é um conselho para poupar. Porém, uma fonte de renda extra pode ser a solução para acabar com dívidas e um saldo negativo nas finanças pessoais. Pesquise online sobre formas de ganhar uma gana extra através da Internet, as opções são inúmeras. Você pode ganhar dinheiro anunciando serviços online, vendendo artigos para seus amigos nas redes sociais, vendendo produtos em consignação ou até mercadorias de segunda mão. Seja criativo, pesquise muito sobre as fontes de renda extra que sejam interessantes. Será necessário uma sondagem do mercado, procure áreas com as quais você tenha afinidade. Também tipos de trabalho que possam, posteriormente, gerar oportunidades reais de negócios lucrativos.

Outra possibilidade muito interessante é economizar dinheiro e investir em fundos, criptomoedas e em diversas outras opções disponíveis no mercado de especulação. Isso pode ser uma fonte de renda extra importante e você poderá se tornar um futuro investidor. É importante você focalizar sobre uma área somente. Tente expandir suas fontes de renda, mas não saia tentando de tudo. Seja específico ao escolher uma fonte de renda extra.

Crie uma lista de objetivos financeiros

Essa lista de objetivos financeiros consiste em uma relação de determinadas metas que você queira alcançar com suas atitudes de economia. Por exemplo, você poderá colocar objetivos de curto prazo como economizar em energia elétrica 30% do que gasta atualmente. Você pode colocar outras metas também a médio e longo prazo. Como guardar dinheiro para uma viagem ao exterior sem ter que parcelar no cartão. Também para comprar um imóvel ou um carro. Sempre verifique essa lista e compare os seus objetivos com os gastos que você teve mensalmente ou anualmente. Compare as metas com as conquistas alcançadas.

Exemplo:

Você poderá, por exemplo, escrever em uma agenda separada uma data com a definição de metas e objetivos de economia para determinado mês. Se seu objetivo neste mês é economizar 1.000,00 reais, anote como meta mensal. Ao final do mês, faça as contas e verifique se você conseguiu alcançar esse patamar de economia. Caso contrário, verifique em sua planilha de gastos o que está impedindo sua organização financeira. Quais hábitos e gastos estão sendo o motivo de não alcançar a meta. Além disso, o que você poderia fazer para melhorar os resultados.

Tente colocar no papel ou no computador todos os dados necessários para que você possa visualizar sua situação atual. Compare essa situação atual com os seus objetivos e metas, seja muito específico e anote tudo que vier à sua mente. Se você está tentando economizar, será muito importante poder materializar os dados. Isso, através de um meio físico onde poderá visualizar o que ocorre em sua vida financeira. Será possível ter diversas ideias e insights de meios de economizar dinheiro quando você colocar tudo no papel.

O grande segredo para economizar dinheiro

A seguir enumeramos alguns pontos fundamentais para a economia de dinheiro e para equilibrar as suas finanças pessoais:

  1. O mais importante de tudo é a organização pessoal, procure ter consciência de seus hábitos de consumo. Bem como de seus ganhos e gastos.
  2. Materialize suas metas e seu controle financeiro. Use aplicativos, bloquinhos de papel, planilhas de organização; qualquer forma que preferir para listar, escrever, organizar, lembrar e controlar sua vida financeira.
  3. Procure uma fonte de renda extra, há inúmeras opções para trabalho com artesanato, vendas, formas de ganhar dinheiro online, etc.
  4. Uma coisa de extrema importância em crises é buscar soluções criativas para diminuir gastos. Por exemplo, com alimentação e lazer: você pode diminuir a quantidade de gastos que tem com atividades de lazer e economizar optando por ver um filme em casa, em vez de frequentar um restaurante caro todos os finais de semana.
  5. Em momentos de crise financeira a criatividade será uma aliada. Procure se informar sobre novas oportunidades de negócios e investimentos.
  6. Seja menos impulsivo(a) nas suas decisões de compra, ao comprar um produto tente pensar se você realmente necessita naquele momento.
  7. Evite entrar em dívidas que cobrem juros altos, como cartões de crédito e cheque especial. Procure enxugar seus gastos para não precisar entrar nessas modalidades sempre.

Originally posted 2018-04-06 15:13:37.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *